Paróquia Santo Antônio de Lisboa

Paróquia Santo Antônio de Lisboa se prepara para a celebração do seu 34° festejo

Neste ano de 2025 a Paróquia Santo Antônio de Lisboa se encaminha para a celebração do seu 34° festejo que acontecerá  de 1º a 13 de junho e terá o tema: “ Vivamos pela fé”.

33º edição do festejo da Paróquia Santo Antônio Lisboa localizada no bairro Aureny III, na cidade de Palmas, Tocantins - Foto: Divulgação/Pascom PSAL

Neste ano ocorrerá a 34° edição do tradicional festejo em honra a Santo Antônio de Lisboa, que terá o tema: “Vivamos pela fé”. Essa festividade acontecerá a partir do dia 1° de junho, com encerramento na sexta-feira, dia 13, com a habitual celebração da Santa Missa em memória ao padroeiro. Os preparativos para o festejo tiveram início no segundo semestre do ano de 2024 com a montagem das equipes e seguem acontecendo a todo vapor por meio de ações realizadas pelos paroquianos.  

O festejo da Paróquia Santo Antônio de Lisboa teve sua primeira edição realizada no ano de 1992, na então capela que integrava a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Atualmente representa uma tradição inestimável para a comunidade paroquial no bairro Aureny III. Ao longo dos anos as programações, os espaços e até mesmo o número de fiéis tiveram alterações significativas, mas os aspectos centrais dessa celebração continuam os mesmos, a devoção, a evangelização e a comunhão entre os fiéis. 

Segundo o casal Raimundo e Vera, coordenadores gerais do festejo de 2025, a edição deste ano tem como essência a evangelização, inspirando-se dessa forma na história de Santo Antônio, santo que dedicou sua vida a missão de evangelizar e converter por meio do seu exemplo e de suas pregações.

“Nosso objetivo é evangelizar e promover a linda história de Santo Antônio de Lisboa, nosso padroeiro, alcançando tanto os paroquianos quanto os visitantes. Além disso, buscamos fortalecer os laços de amizade e união entre os fiéis que participarão ativamente nas equipes, por meio de momentos de oração e trabalhos que antecedem a celebração da trezena.”, diz Vera.

A coordenadora também destacou a importância da presença da evangelização desde o primeiro contato com os fiéis convidados a trabalhar no festejo. “A evangelização começa no momento em que cada coordenador de equipe visita os lares dos paroquianos, convidando-os a participar dos trabalhos dos festejos. Essas visitas são momentos de partilha e aproximação, levando a mensagem de fé e união à comunidade. Além disso, será promovido um encontro especial de evangelização com todas as equipes que irão trabalhar nos festejos, fortalecendo o propósito espiritual do evento.”, esclarece. 

 

Ação Entre Fiéis 

Além da sua missão espiritual, a 34° edição do festejo em honra a Santo Antônio tem o objetivo de arrecadar fundos para custear a finalização do salão paroquial que irá atuar provisoriamente como igreja matriz. Para que esse objetivo seja alcançado, os devotos estão trabalhando arduamente na organização das equipes e na articulação de ações que ajudem a financiar os prêmios e os gastos do festejo. Entre as mobilizações realizadas está a campanha “Ação entre os fiéis”, de acordo com Josélia Barbosa, responsável pela equipe da rifa, a idealização dessa ação aconteceu ainda no mês de junho de 2024.

“A ideia da premiação desse ano surgiu ainda na confraternização do festejo do ano passado, entre uma roda de conversa com alguns paroquianos e nessa roda nós pensamos em colocar uma premiação maior para esse ano. Foi daí que surgiu a ideia de colocarmos prêmios como a moto, o iPhone, a bicicleta, a máquina, dentre outros brindes que também serão sorteados. Então assim, a gente está correndo atrás da despesa da moto e dos demais brindes para termos um lucro maior e para podermos finalizar o salão da nossa paróquia ainda esse ano.”, afirma Josélia.

A coordenadora também falou sobre como está o andamento das ações e quais foram as metas já alcançadas: “Até o momento, tivemos um retorno muito bom porque a gente correu atrás dos patrocinadores da moto, então assim a gente já está com mais de 60% da moto paga, também já conseguimos a bicicleta, conseguimos a TV e estamos correndo atrás de conseguir os outros brindes. A gente também teve um retorno grande em relação à rifa. Esse ano nós conseguimos ter um custo zero na confecção das rifas.”

O festejo vai muito além dos 13 dias de festa, ele começa com o sim de cada um dos paroquianos e é a partir disso que com muito trabalho e empenho essa grande festa se torna possível, proporcionando momentos inesquecíveis, permeados de muita fé, alegria e fraternidade!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!