Evento contou com palestras, celebração e troca de experiências sobre comunicação e evangelização no mundo digital

Dezenas de comunicadores da Arquidiocese de Palmas celebraram o 1º Jubileu do Mundo das Comunicações em uma programação enriquecedora, que incluiu a celebração da Santa Missa, formação e troca de experiências. O evento abordou temas como Comunicação e Igreja, Media Training, Fotografia, Evangelização no Mundo Digital e nas ondas do rádio, além de Comunicação Assertiva. A celebração aconteceu na chácara da Comunidade Católica Sementes do Verbo, no sábado, 1º de fevereiro.
Emerson Tersigni, repórter da Canção Nova, ministrou a palestra “Comunicação e Igreja: O Jubileu dos Comunicadores” e refletiu sobre o primeiro jubileu de uma Arquidiocese no Brasil, realizado logo após o evento em Roma, entre 24 e 26 de janeiro. Para ele, a celebração em Palmas, voltada à Pastoral da Comunicação (Pascom), representa um marco importante para os entusiastas da missão de comunicar o Evangelho. “A comunicação do Evangelho precisa ser clara e assertiva, mas, acima de tudo, devemos ser luzes”, afirmou o repórter, destacando que comunicar a esperança é anunciar que ela vem de Jesus.
O arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, explicou que a urgência da Arquidiocese em realizar o Jubileu do Mundo das Comunicações surgiu porque “vivemos das nossas comunicações. Tudo o que temos, herdamos, é fruto da comunicação.” Ele destacou que o jubileu visa promover uma comunicação mais eficaz e completou: “Quanto melhor nos comunicarmos, melhor será para todos.” Dom Pedro também enfatizou a importância de transmitir a mensagem de Jesus Cristo, esperança, paz e salvação, especialmente àqueles que ainda não a receberam.

Na palestra “Media Training: Descomplicando a Comunicação”, a jornalista Karoliny Santiago falou sobre a importância de a Igreja se manter conectada com o mundo atual e integrar os acontecimentos externos à realidade interna. Ela também abordou práticas como a postura diante das câmeras, a promoção do material produzido pela Igreja e a compreensão dos processos na Pascom, reforçando que “devemos somar pontos para ganhar visibilidade”.
Durante a programação, a professora universitária Valquíria Guimarães palestrou sobre a importância da comunicação assertiva no serviço em equipe. Ela ressaltou que a comunicação assertiva é essencial, pois coloca como princípio o ato de ouvir, explicando: “É necessário que nos conheçamos, entendamos a nós mesmos e, mais importante ainda, que busquemos entender o outro.” Valquíria frisou que, em um mundo acelerado, é fundamental entender que “o respeito mútuo é fundamental” para fortalecer a comunicação e o entendimento entre as pessoas.
Irmã Sintea Maria, SND, pasconeira da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, na região São João da Arquidiocese de Palmas, destacou a importância do 1º Jubileu do Mundo das Comunicações como uma excelente oportunidade de formação. Para ela, o evento foi enriquecedor, pois ofereceu aprendizado tanto nas palestras quanto nas interações com os participantes. “Aprendi muito com os palestrantes presentes e também com as perguntas feitas pelos participantes”, afirmou.
Ela também enfatizou que gostou “especialmente das palestras sobre como registrar os momentos litúrgicos das celebrações sem atrapalhar a concentração dos participantes”. Irmã Sintea também destaca a importância de refletir sobre a missão que a comunicação carrega. “Nem sempre temos o retorno imediato, mas precisamos perceber que a forma como comunicamos pode fazer a diferença na vida das pessoas”, concluiu.
