Paróquia Santo Antônio de Lisboa
A criação da Capela de São Miguel Arcanjo, no Setor União Sul, teve início a partir de um pedido do Arcebispo da época, Dom Alberto Taveira, e da forte demanda da comunidade local por um espaço dedicado à fé. Em resposta a essa necessidade, as primeiras celebrações religiosas começaram a ser realizadas nas casas dos moradores da região.
A primeira missa ocorreu no dia 28 de outubro de 2007, presidida pelo padre Mariano Sousa Sobrinho. O evento histórico foi realizado na residência da família da senhora Ilda Valéria de S. Ribeiro e do senhor Bento Ribeiro, com a participação de cerca de 80 pessoas. Durante seis meses, as missas foram realizadas na casa dessa família, antes de serem transferidas para a residência de Sra. Ana Conceição Sousa e Sr. Francisco A. de Sousa, até que a construção da sede permanente da comunidade fosse concluída.
A construção da capela foi marcada por um esforço comunitário exemplar. A obra foi erguida por meio de mutirão, com a colaboração e dedicação dos moradores locais, refletindo a fé e o compromisso da comunidade.
O nome da nova capela foi escolhido por meio de votação, e o padroeiro escolhido foi São Miguel Arcanjo, uma sugestão da devota Ceiça, conhecida por sua profunda devoção ao santo.
A Capela de São Miguel Arcanjo tornou-se um símbolo de fé e devoção para a comunidade, que já testemunhou diversas graças através do seu empenho espiritual. O espaço é um testemunho do esforço coletivo e da força da crença que une os moradores do Setor União Sul.
Fonte: Relato de pioneiros da Comunidade: Ana Conceição Sousa, Francisco A. de Sousa, Ilda Valéria de S. Ribeiro e Bento Ribeiroe
R. Três – Plano Diretor Sul, Palmas – TO, 77062-104